Síndrome de Down


A síndrome de Down não é uma doença, é uma alteração genética que pode ocorrer no óvulo, no espermatozóide ou na união dos dois. O ser humano são formados por células e em cada células existem os cromossomos e essas estruturas são fundamentais na definição de características como cor dos olhos, cor do cabelo etc. A síndrome de Down é causada quando acontece um alteração genética nessas estruturas essenciais. A quantidade normal de cromossomos em cada célula é de 46, sendo 23 do pai e 23 da mãe, no caso da síndrome de Down existe uma alteração na distribuição desses cromossomos e ao invés de 46 as células do bebê recebe 47 cromossomos causando a alteração genética, que é identificada logo após o nascimento.


Por serem especiais necessitam de fisioterapia especiais e escolas próprias para esses tipos de pessoas, para ajudar no desenvolvimento e impedir que o retardamento mental seja intensificado. Muitos dos portadores da Síndrome de Down conseguem ter uma vida normal, com muito esforço e ajuda de familiares, podendo conviver em harmonia com todas as pessoas de seu cotidiano e adquirindo certas independências.


Essa síndrome ocorre devido ao aparecimento de três cromossomos 21, ou seja, um além do número normal, por isso é também chamada de trissomia do 21. Quem possui costuma ter características físicas específicas, que marcam quem é portador dessa trissomia, além de uma certa dificuldade no desenvolvimento mental e motor. Existem vários graus da síndrome alguns tem no menor, com pouquíssimas características e danos a saúde, e já outros podem apresentar a maioria dos sinais dela. O importante é saber que num ambiente com amor e estimulante para ajudar no desenvolvimento, a influência e sempre positiva.